TEMAZCAL

É um ritual milenar, utilizado por diversas Tradições Nativas da Mesoamerica, que produz banhos de vapor, que principamente através da transpiração e mergulho profundo interior, atuam como medicina de desintoxicação e desbloqueio multidimensional.

O nome “Temazcal” nascido da Tradição Tolteca-Asteca, provém do México e na língua Nahuatl quer dizer: Temazo (vapor casa) - Casa de banho, Calli - casa. Com isso, também é nomeado como “Temazcalli”.

O uso do Temazcalli, é cerimonial e terapêutico simultaneamente, assim como o processo de sua construção arquitetônica/estrutural. Cada detalhe: os objetos, a organização espacial, procedimentos ritualísticos com canções, orações, arquétipos e mitos, tem um valor simbólico, que incorpora e elabora a cosmologia desse povo. São trabalhados os arquétipos da criança, adolescente, adulto e ancião(ã), feminino e masculino, os animais (trazem suas bênçãos).

A estrutura física do Temazcal, é construída em forma circular, de abóboda, e os materiais usados podem variar entre pedras, tijolos, hastes de bambú, de salgueiro ou de arbustos mais flexíveis, recoberta por lonas grossas e/ou cobertores, que originalmente era feito com peles de animais de grande porte.

 

Faz-se uma abertura direcionada para um ponto cardeal específico. Essa abertura é posicionada em frente ao Fogo Sagrado (uma grande fogueira), onde pedras são aquecidas em altas temperaturas e levadas para uma cavidade dentro do Temazcal que simboliza o umbigo da Mãe Terra.

Nos processos de limpeza e purificação desse ritual, se utiliza os elementos Fogo, Terra, Água e Ar como principais agentes naturais de cura, que interagem com a energia do cósmos, espirituais e de cada pessoa, fazendo-se perceber as energias sutis. Cada elemento tem a sua função e simbologia trazendo ensinamentos necessários ancestrais para o momento e as situações presentes que cada pessoa esteja passando.

Plantas aromáticas também são utilizadas com a função de desintoxicar, agradecer e abençoar a vida, como a própria concepção no ventre da nossa mãe, sentindo o acolhimento e o calor.

Fazemos cantos e orações para nos conectar com os ancestrais, com as energias da Natureza, com os mistérios da cura, com os guias e espíritos protetores no mais profundo de nós mesmos, podendo liberar memórias que nos auxilie nos processos de compreensão e aceitação presentes.
Essa vivência xamânica curativa, pode ser experenciada para vários fins, abrangendo e/ou pontuando o tipo de cura e/ou auto-cura que se precisa no momento.

 

No corpo, pode ser direcionada para a melhoria do funcionamento dos órgãos, vísceras, de várias patologias tanto dermatológicas, circulatórias, articulatórias, musculares, dos sistemas endócrinos e reprodutores, quanto no equilíbrio e harmonização psíquica, emocional e espiritual.

Na energia psíquica, se sente o movimento de auto-cura no sentido de estabelecer um equilíbrio entre as dualidades e polaridades (razão e emoção, saúde e doença, realidade e ilusão, corpo e espírito, etc...), assim como no enfrentar os desafios internos, confrontar e trabalhar os medos, questões emocionais, indecisões, complexos, harmonizando o alinhamento entre corpo, mente, emoção e espírito.

O Temazcal cria um lugar especial, seguro, fechado, escuro e úmido, que representa o útero a Mãe Terra, o lugar onde a nossa vida começa, com acolhimento, cuidado e amor, enquanto o fogo representa a luz fertilizante e abrangente.

A cerimônia é conduzida por um xamã chamado Temazcaleiro, que é especialmente treinado e iniciado na tradição. A função do Temazcaleiro é sentir intuitivamente e reconhecer as necessidades de cada participante e guiar as energias individuais e coletivas de tal forma que tenha um efeito geral de despertar de consciência, cura e auto-cura para todos.

 

No entanto, cada experiência que se pode ter dentro do espaço de Temazcal é muito singular, corresponde a coragem e a disposição que cada um traz para o seu momento. Esta é principalmente a coragem de assumir de forma verdadeira, ser quem se é, a coragem de voltar nossos olhos para dentro, para o mundo interior imenso e intenso.

Hoje em dia também é reconhecido e considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como terapia holística que trabalha simultaneamente o corpo, fortalece a mente, libera e traz emoções à plena consciência e aceitação, promovendo o desenvolvimento, crescimento pessoal, nas relações e renascimento espiritual.

Quando o Temazcal é feito após o ritual do Uni, tem como função, auxiliar na retomada da consciência integral, trazendo a pessoa para o aqui e agora, conectando novamente com o plano da matéria, com a própria corporeidade centrando e aterrando. Isso é feito através das sensações corpóreas e subjetivas, do contato com os quatro elementos, que despertam os órgãos de sentidos, dando continuidade á desintoxicação e acolhimento, que se percebe na própria corporeidade e na psique, alinhando mais os sentimentos, os pensamentos.